A primeira pergunta é, o que exatamente deve ser entendido como estilo de vida, doenças, no sentido amplo da palavra, este grupo pode incluir quase qualquer humano, doenças infecciosas para o tumor, para a ocorrência e desenvolvimento de qualquer doença é geralmente afetado por qualquer um dos fatores que nos unamos. em fatores de estilo de vida.

Na verdade, a tuberculose maioria das vezes se desenvolve em pessoas que vivem em ruínas úmido habitação, levando um estilo de vida anti-social. Reumatismo, muitas vezes, afeta enfraquecido pessoas, veno-doença, como regra, é o monte de pessoas que têm sexo promíscuo vida. Tumores de pulmão desenvolver muito mais freqüentemente em fumantes do que em não-fumantes. O câncer de mama é mais comum em mulheres que não tenham dado à luz, e do câncer de colo de útero, pelo contrário, deu nascimento ou tem um monte de abortos.

No entanto, para o desenvolvimento do mesmo, tuberculose ou doenças venéreas, um tipo muito específico de microorganismo patógeno é necessário, e na ausência de todas as outras condições, incluindo fatores de estilo de vida, pode agir pelo tempo que desejar e quaisquer doenças, desenvolver, mas não a tuberculose ou sífilis. Ao mesmo tempo, há também doenças no desenvolvimento do estilo de vida que tem um líder significado. Por exemplo, a obesidade. Em 95 casos de 100, isso é uma direta consequência de uma alimentação inadequada ou uma redução do gasto energético. Hipertensão em 60% dos casos desenvolve-se em indivíduos com excesso de peso. E as tensões que contribuem para a manifestação da hipertensão? Eles não são determinados pelo estilo de vida? Diabetes mellitus tipo 2 também desenvolve principalmente na obesidade. Entre estes pacientes, 70-85% estão com sobrepeso e obesos.

A aterosclerose é a causa mais comum de morte - uma consequência direta da violação do metabolismo da gordura e o metabolismo da gordura, e vamos mostrar isso abaixo, uma consequência directa da forma de nutrição e atividade física.

Tendo em conta o acima exposto, pode-se concluir que o estilo de vida desempenha um mais ou menos papel importante na ocorrência e o desenvolvimento de quase todas as doenças, mas em algumas doenças, o papel do estilo de vida se torna em grande parte decisiva e de liderança. Além do descrito acima, obesidade, hipertensão arterial, aterosclerose e diabetes tipo 2, padagru, metabólicas, distróficos, poliartrite, osteochondrosis, úlcera gástrica, da coluna vertebral osteochondrosis, neuroses e distúrbios que podem ser referidas como doenças no seu desenvolvimento como diretamente associados com o estilo de vida. esfera sexual.

Até recentemente, essas doenças foram examinados em diferentes cursos de medicina, obesidade e diabetes - no curso de endocrinologia, neurose - no curso das doenças nervosas ou psiquiatria, poliartrite no curso da terapia, e a úlcera péptica do estômago e duodeno - no curso de gastroenterologia. No entanto, essa abordagem diminui a importância do estilo de vida como as causas dessas doenças, não permite considerá-los na unidade e, assim, impede o desenvolvimento e a implementação de um conjunto de medidas correctivas, cuja finalidade é a de impedir o desenvolvimento dessas doenças e, se eles já desenvolvidos, para tratá-los. Na verdade, se o estilo de vida de uma pessoa é a causa direta de uma doença, seu tratamento deve começar com a correção dos fatores causais de estilo de vida. Em muitos casos, isso já é suficiente para alcançar a remissão. Se não for suficiente, então todos os subseqüentes, o tratamento deve ser realizado contra o pano de fundo ajustados fatores de estilo de vida.

Na verdade, a abordagem para o tratamento das doenças, praticado até agora, praticamente não leva em conta que uma pessoa, estilo de vida, ou, para dizer o mínimo, leva em conta a insuficiente patogênicos função de fatores de estilo de vida e é, assim, reduzida a farmacoterapia. Na verdade, tomar qualquer orientação sobre o tratamento mesmo hipertensão. O primeiro 6-7 linhas são dedicadas à vontade para normalizar a forma de nutrição, conectar-se a terapia física, e normalizar o peso do corpo. Mas tudo isso é nada mais que desejos. Além disso, em várias páginas farmacoterapia é pintado com todos os detalhes. Tal abordagem orienta o jovem médico da farmacoterapia, como a única possível, ou, para dizer o mínimo, a principal e a principal forma de tratamento. Como resultado, em muitos casos, os medicamentos são prescritos sem a devida indicações e, em qualquer caso, mais do que isso deve ser feito, e, consequentemente, o aumento de efeitos colaterais associados com seu uso e, por outro lado, a falta de efeito terapêutico e de agravamento do quadro clínico da doença. Exemplo? Você é bem-vindo! Um dos cem pacientes com diabetes tipo 2 nos Estados Unidos, 60 custo apenas da dieta, 30 de receber hipoglicêmico comprimidos e 10 de insulina. Na Brasil, a situação é o oposto. Apenas 20 pacientes são compensados com uma dieta, 70 receber tableted prepates e o mesmo de 10 de insulina. O que ele diz. O fato de que nossos médicos não são suficientes para levar em conta a importância da dieta como um poderoso fator terapêutico na diabetes tipo 2.

A prática mostra que muitos pacientes, após médicos, não vê muito sentido na prevenção e terapêutica de ação de correção de fatores de estilo de vida, e se o médico expressa um desejo de perder peso ou de se mover mais, a atitude de tais desejos não é mais do que condescendingly irônico. Sim, seria bom, mas o paciente não vai fazer nada parecido com isso. Por quê? Sim, apenas porque o médico não encontrar os argumentos necessários, não dar conselhos específicos e não insistir na sua observância.

A necessidade de unir os acima e aparentemente tão diferentes doenças é também devido ao fato de que o efeito patogênico de fatores de estilo de vida na população de pessoas, especialmente nos países economicamente desenvolvidos, tem aumentado recentemente. Isto está associado a uma deterioração progressiva da nutrição, com um aumento de hypodynamia, com um aumento do stress da vida. Desde a urbanização e a mecanização da produção são as causas imediatas da inatividade física, refinados, nutrição, com um aumento na proporção de gorduras animais é um fenômeno dos últimos 30 a 40 anos, um valor comparável para o tempo de vida de uma geração, estas doenças têm se tornado outro nome - doenças do estilo de vida moderno.

A prevalência dessas doenças é crescente. De acordo com a maioria das estimativas aproximadas, a frequência da obesidade na população de países economicamente desenvolvidos é de aumento de 7% por década. Se esta tendência continuar, até meados do próximo século, quase toda a população dos países economicamente desenvolvidos serão excesso de peso. As perdas de doenças do estilo de vida moderno, estão se tornando cada vez mais difícil, e o tratamento é cada vez mais caro. As figuras a seguir são demonstrativas. O custo do tratamento de doenças relacionadas à obesidade nos Estados Unidos é estimado pelos cientistas para us $ 42 bilhões por ano. Isso representa 7% do total das despesas de saúde.

O que eu disse acima, eu acho, que o convence de que as abordagens tradicionais para o tratamento de doenças, sem levar em conta os efeitos de fatores de estilo de vida e os momentos de sua correção não pode atender-nos.

E então, para resumir.

Doenças são doenças cujo desenvolvimento está diretamente ou causalmente relacionadas com os fatores envolvidos em uma pessoa, estilo de vida, e a correção destes fatores torna possível alcançar a remissão, ou, em qualquer caso, melhora o seu curso e prognóstico.

Vamos listá-los novamente:

  • A obesidade
  • Solução hipertônica doença
  • Aterosclerose
  • Diabetes tipo 2
  • Troca-distróficos, poliartrite
  • Osteochondrosis
  • Neurose
  • Disfunções sexuais
  • Úlcera péptica e 12 de úlcera duodenal

Eu acho que não é necessário repetir que o tratamento destas doenças deve, necessariamente, incluir a correção de fatores de estilo de vida. A prevenção destas doenças deve também ser baseada em ações preventivas, de correção de estilo de vida.

Tendo definido o objetivo do nosso curso para desenvolver recomendações para a prevenção e tratamento de doenças estilo de vida, corrigindo-se os fatores de estilo de vida, levando para o seu surgimento e desenvolvimento, temos de resolver as seguintes tarefas: identificar e caracterizar os fatores de estilo de vida que precisam de correção show (analisar) a sua pathogenetic efeito, identificar mecanismos de patogênese de doenças

No grupo de doenças do estilo de vida alguém poderia destacar o grupo de doenças relacionadas com o estilo de vida da pessoa mais íntima. Pode-se argumentar que o estilo de vida quase que determina a sua origem e desenvolvimento. Estas doenças são bastante íntimo e interligados. Isto é, a presença de um deles aumenta significativamente a probabilidade de os outros em desenvolvimento.

Vamos lista-las:

  • A obesidade
  • Solução hipertônica doença
  • Aterosclerose
  • Doença coronariana
  • Diabetes tipo 2

A obesidade

A obesidade leva a um lugar especial nesta lista. Pode-se argumentar que as restantes doenças a partir deste triste lista são naturais de complicações da obesidade, isto é, com seu curso natural, obesidade reorganiza o metabolismo no corpo de tal forma que, contra o pano de fundo destas alterações metabólicas, o desenvolvimento de patologias acima torna-se natural.

Vamos dar um exemplo. A obesidade leva naturalmente a um aumento dos níveis sanguíneos de colesterol e gordura. As gorduras e o colesterol começam a ser depositados nas paredes dos vasos sanguíneos, levando ao desenvolvimento de aterosclerose, que é o estreitamento do lúmen dos vasos (artérias) pelo colesterol e depósitos de lipídios. Aterosclerose do coração, vasos sanguíneos (artérias coronárias), interrompe a alimentação do músculo do coração e leva ao desenvolvimento de doença coronariana. A mais formidável e grave manifestação de doença coronariana é o infarto do miocárdio. Você vê, a obesidade começou, infarto do miocárdio terminou.

Da mesma forma, podemos considerar que a relação entre obesidade e hipertensão arterial, bem como entre a obesidade e a diabetes.

Assim, a obesidade é o maior fator de risco significativo para o desenvolvimento das doenças listadas acima. Esta é uma conclusão importante, se quisermos aprender como prevenir e tratar a obesidade, vamos aprender como prevenir e tratar a aterosclerose, doença coronariana, hipertensão arterial e de diabetes tipo 2. E uma vez que estas doenças reduzir significativamente a expectativa de vida, bem como degradar sua qualidade, o resultado de nossa atividade deve ser um aumento da esperança média de vida e um aumento na qualidade de vida. Considerando que o tratamento das doenças listadas acima, custa muito dinheiro (na verdade, em dois casos em cada três pessoas com mais de 50 anos de idade, vá para médicos exatamente uma destas doenças), nossas atividades de prevenção também vai salvar a nossa sociedade um monte de dinheiro.

Além de obesidade, existem pelo menos outros dois fatores que são capazes de causar acima mencionadas doenças. Muitas vezes, eles causam a obesidade, acompanham a obesidade e o aumento da sua patogenicidade efeito.

Este é um grande proporção de gordura na dieta e diminuição da atividade motora - hypodynamia. Seria possível determinar um número de fatores que contribuem para o desenvolvimento das doenças listadas acima, os chamados fatores de risco. Família intoxicação - tabagismo, abuso de álcool, estresse, fatores hereditários. É claro, a sua presença faz com que o desenvolvimento da doença arterial coronariana, a hipertensão e a diabetes mais provável. No entanto, ao contrário do factor de excesso de peso, excessos de gordura e a inatividade física, elas não são independentes. Naturalmente, a prevenção também deve ser destinada a eliminar esses fatores.

O excesso de peso fator de

Em uma substancial simplificação, a situação se desenvolve de acordo com o seguinte cenário. Com o crescimento do excesso de peso devido ao acúmulo de gordura nas células de gordura, o tamanho do último aumenta significativamente. Surge uma situação em que, por um lado, torna-se mais e mais difícil de colocar as novas porções de gordura nessas células e, por outro lado, torna-se mais e mais difícil manter essa gordura em si. Como resultado, aumentando a concentração de gordura no sangue. A gordura e o colesterol se deposita na parede vascular, o que leva à progressão da aterosclerose. A gordura, como mais combustível disponível, desloca glicose a partir de processos de oxidação. Há uma tendência para o aumento da concentração de glicose no sangue. Você sabe que um aumento na concentração de glicose acima do normal acontece apenas em uma doença e essa doença é chamada de diabetes.

Por algum tempo, o corpo, devido ao aumento da produção de insulina, consegue manter os níveis de glicose dentro da faixa normal, mas depois de algum tempo, o insular aparelho do pâncreas desenvolve e diabetes mellitus desenvolve. Para um melhor entendimento, vamos esclarecer - diabetes mellitus é um complexo, perigoso e doença perigosa, o principal sintoma de que é um aumento nos níveis de glicose no sangue. Em princípio, isto pode ser observado em dois casos. Com uma diminuição na produção de insulina pelo pâncreas ou com uma diminuição no tecido a sensibilidade à insulina. Além disso, o segundo tipo de diabetes é observado com mais frequência, nomeadamente em 80-85 casos de 100. Em 8 casos fora de 10 com diabetes tipo 2, causada por uma diminuição da sensibilidade dos tecidos à insulina, o corpo, o peso é excessivo e isso levou ao desenvolvimento de diabetes.

A insulina, o nível de que é sempre elevada na obesidade, contribui para um aumento da pressão arterial. Hipertensão arterial em cerca de 60% dos casos é observada em pacientes com obesidade e cerca de 60% dos hipertensos peso corporal excessivo.

Atividade física

Os músculos representam, pelo menos, 50% do peso do corpo, desde que o peso da pessoa, é normal. Nos músculos, no mínimo, 70% de gordura e de glicose a entrar no corpo é oxidado, é claro, desde que a pessoa está no modo de ótima atividade motora.

Com limitado de atividades motoras, a oxidação de substratos nos músculos é significativamente reduzida e, em seguida, a situação se desenvolve de acordo com o cenário já descrito por nós.

O aumento de colesterol e gordura no sangue - a progressão da aterosclerose.

O aumento dos níveis de insulina no sangue, hipertensão arterial.

Finalmente, o esgotamento da capacidade de reserva do pâncreas leva ao desenvolvimento de diabetes.

Fator de potência

A nutrição é uma condição necessária, e um componente necessário do metabolismo.

Características:

Função estrutural de nutrição

Ao alimentar o corpo recebe os componentes necessários para a construção de estruturas de células e substância intercelular. É claro, o papel principal na construção de estruturas pertence o alimento de proteína. O nosso corpo cria praticamente todos os seus tecidos de proteína.

A proteína é constituída de aminoácidos. A maioria deles pode ser sintetizada pelo próprio organismo a partir da glicose e ácidos graxos. Mas há algumas que ele não é capaz de sintetizar. Estes são os chamados aminoácidos essenciais. Sua entrada no organismo é absolutamente necessário, caso contrário, uma deficiência de proteína e uma violação de processos regenerativos em tecidos desenvolver.

O fornecimento de energia função

A comida é uma fonte de energia. A oxidação de 1 g de proteínas ou hidratos de carbono, o corpo libera aproximadamente 4 kcal de energia. Quando a oxidação de 1 g de gordura, 9 kcal de energia é liberada. É essencial que o corpo recebe 90% da energia necessária a partir de gorduras e hidratos de carbono, e, em condições normais, os hidratos de carbono são mais preferível de combustível, pois o corpo gasta menos energia para extrair energia a partir de carboidratos. Os carboidratos são o combustível único a partir do qual a energia pode ser obtida até mesmo em aneobic condições (o chamado aneobic glicólise). Em condições normais, alguns tecidos podem ser alimentados apenas com glicose, em particular, do sistema nervoso central, tecidos, células vermelhas do sangue, e rápido glycolytic fibras musculares.

Diretamente para o trabalho, o corpo gasta 20% da energia liberada, o resto é gasto em forma de calor. As proteínas também participar na função energética. Estima-se que cerca de metade da proteína consumida é utilizado pelo corpo para sintetizar glicose (gliconeogênese), que é oxidado para liberar energia.

O calor de formação da função garante a manutenção da temperatura do corpo é quase sempre superior à temperatura ambiente. A temperatura de uma pessoa é de aproximadamente constante durante o dia (a temperatura na axila varia de 36,3-36,7 ° C. Isto garante condições de temperatura ideal para o fluxo interno de processos redox

Acúmulo de função

Os hidratos de carbono e gorduras podem ser depositados a partir de alimentos. A proteína de depósito, em que o corpo não existe, no entanto, com proteína de fome, o corpo pode consumir proteínas estruturais. A quebra de proteínas estruturais podem aumentar se a proteína fome é combinado com hidratos de carbono. Os hidratos de carbono, portanto, têm uma proteína de função de poupança.

O depósito de hidratos de carbono no organismo é de cerca de 70 g de glicogênio no fígado e 100 g de nos músculos. Para maior clareza, a mesma quantidade de hidratos de carbono contido em 300 g de pão branco (um terço de um padrão de pão). Assim, as reservas de glicogênio são poucos em número e o corpo, a fim de manter o equilíbrio de hidratos de carbono é necessário para oxidar-los primeiro.

Outra coisa - gordura de depósito. Normalmente, o corpo de um homem contém cerca de 10 a 12% de gordura, o corpo de uma mulher é de até 15 - 18%. No entanto, o potencial para o tecido adiposo para acumular gordura é enorme. Assim, com a obesidade, o corpo pode conter de 40 a 50 kg ou mais de gordura. Um pouco ou muito. Um kg de gordura - 9000 calorias. Uma mulher passa 2200-2500 kcal durante o dia. Isto é, um quilo deve ser suficiente para 4 dias de jejum. E vinte quilos.

Gasto energético diário é servido geralmente a partir da energia consumida em um dia inteiro de comida. A gordura é um tipo de estratégia de armazenamento de energia que uma pessoa carrega com ele.

Além do acima referido, o alimento tem um número de funções:

  • Manter um equilíbrio de vitaminas
  • Manter o equilíbrio mineral
  • Manter o rastreamento de elemento de equilíbrio
  • Manutenção de fibra de equilíbrio
  • Manter o equilíbrio da microflora intestinal

Até agora temos falado sobre a biológica ou fisiológica funções de nutrição.

O homem é um ser social, e a partir destas posições, a nutrição tem um número de funções sociais. A função de comunicação, a função de auto-afirmação, a função de entretenimento e assim por diante. E, finalmente, o alimento, como um fator de estabilização, o estado psico-emocional de uma pessoa.

Uma pessoa come misto de alimentos, a escolha de produtos de acordo com seus desejos, hábitos, educação. Além dos nutrientes de uma pessoa obtém prazer. A comida é agradável. Deve notar-se que os motivos para a escolha de determinados pratos estão atualmente não estabelecido. Em algumas hipóteses, dedicada a este problema, podemos parar por aqui.

De acordo com o modelo ... a ingestão de alimentos, ou sinal de fome ocorre quando o sangue de glicose e de glicogênio no depósito (no fígado e nos músculos) diminuir. Foi estabelecido que o ventro-medial e ventrolateral núcleos do hipotálamo tomar parte na recepção do sinal de fome. (interação regime)

Recentemente tem sido demonstrado que um número de neurotransmissores tomar parte na formação de uma sensação de saciedade e fome. Isto é, substâncias especiais produzidos nas sinapses nervosas e envolvidos na transmissão de excitação de uma célula nervosa para outra.

As catecolaminas adrenalina e noradrenalina. Sabe-se que com um aumento em seu nível ou a atividade no sistema nervoso central, a sensação de fome, suprime o serotonina - quando ela diminui em estruturas do cérebro que são responsáveis comportamento alimentar - há uma sensação de fome, com um aumento de um sentimento de plenitude.

Os chamados endorfinas, substâncias produzidas pelo organismo e similares em estrutura e função para os opiáceos, a tomar parte na regulação do comportamento alimentar.

Tendo em conta as considerações expostas acima, podemos concluir que a nutrição é um fator absolutamente necessário na manutenção do metabolismo normal e psico-emocionais da homeostase.

Moderna nutrição é caracterizado pelos seguintes pontos:

  1. Alto teor de gordura nos alimentos
  2. Relativamente alto conteúdo de fácil digestão de carboidratos (amido e açúcares)
  3. Baixo conteúdo de fibras
  4. A falta de um número de vitaminas
  5. O estresse
  6. Família intoxicação

Saúde fórmula

Chinês sabedoria diz: "Se você está doente, de mudar a sua dieta, se você não ajudar, mudar seu estilo de vida. Se isso não ajudar, vá ao médico. "

A saúde é um dos poucos incondicional valores que as pessoas têm. Este valor é pago por muitos pessoais e compras públicas. No final do século 20, o nosso país enfrentou um aumento sem precedentes na taxa de morte da população. As principais causas de morte foram doenças do aparelho circulatório (primeiro lugar entre as causas de morte), neoplasias malignas (segundo lugar), lesões e envenenamento (3º lugar), e doenças do aparelho respiratório.

Expectativa de vida para homens na Brasil é de 7 a 10 anos a menos, mulheres entre 5-7 anos, em comparação com países da europa Ocidental. A mortalidade prematura, doenças crônicas e deficiências resultaram em graves consequências económicas para a família e a sociedade. Claro, a saúde da população não depende apenas da organização dos cuidados médicos, mas também no social e o bem-estar econômico.

Em grande medida, a expectativa de vida depende das características individuais de comportamento, suas paixões e hábitos, temperamento, desempenho, volitivo qualidades, intelectual, espiritual e cultural de desenvolvimento, incluindo as atitudes pessoais.

Modelo de fatores de condição de saúde da população, proposta pelo Acadêmico da Academia russa de Ciências Médicas Lisitsin Yu.P. e adoptado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o "saúde da fórmula". Estilo de vida das pessoas contas para 55% dos casos, os fatores ambientais (ecologia) - 20%, fator genético (hereditariedade) - 15%, o estado de cuidados médicos (serviço de saúde) - 10%. Isto sugere que, em si, a adequação do financiamento e, em geral, a disponibilidade de cuidados médicos ainda não é uma garantia para a melhoria do nível de saúde pública. Medicina e saúde devem representar claramente, por que a saúde depende, e quais as possibilidades de nossa influência. Infelizmente, a maioria das evidências da eficácia de intervenções médicas que temos é obtido a partir de estudos estrangeiros.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a maioria das pessoas nos países Europeus foram forçados a mudar de dieta habitual de carne e produtos lácteos para uma mais rigorosa dieta vegetal. Como resultado, houve uma forte redução no número de doenças com aterosclerose e infarto do coração, diabetes, cálculos biliares doença, bem como câncer e artrite. Esta diminuição na incidência continuou por mais 20 anos.

Uma das importantes descobertas da medicina do século 20 é que o estilo de vida doenças são identificadas.

A qualidade dos cuidados médicos está aumentando constantemente, e nós podemos estar orgulhosos das realizações nesta área, e ainda há um monte de descobertas pela frente. Incríveis avanços na tecnologia de diagnóstico. Agora você pode ver, medir, estudar o trabalho de vários órgãos do corpo, e até mesmo rastrear o processo de pensar e de expressar emoções. A biologia Molecular e a genética abrir direções para novas pesquisas. Mas a moderna epidemiologia - a ciência de distinguir doenças em populações - revela outro mistério. A maioria dos modernos assassino de doenças relacionadas ao estilo de vida. Estes são, principalmente, as doenças da abundância: o excesso de comer e beber, a fumar e a falta de esforço físico. A ciência médica está lutando com os sintomas, mas é hora de pagar a atenção para a causa.

Doenças associadas com a aterosclerose eram praticamente desconhecidos até o início do século 20. Hoje, doença cardíaca coronária (CHD) e suas complicações são a causa de quase todos os outros de morte.

Mama, intestino, próstata e câncer de pulmão eram praticamente desconhecidos. Hoje, toda quinta morre de câncer. O número de pessoas com diabetes está a aumentar. E as complicações causadas por ela são uma das causas mais freqüentes de morte.

A solução da maioria dos problemas relacionados com a saúde, hoje, não depende só de médicos, a qualidade dos cuidados médicos ou de progresso técnico. A nossa saúde é determinada principalmente pelo estilo de vida, hereditariedade e meio ambiente.

Mas nenhum medicamento pode fazer com que uma pessoa saudável, a menos que ele próprio se esforça para isso. Outro grande Cervantes escreveu: "E o melhor remédio não ajuda o paciente se ele se recusa a levá-la."

Permanente negativo se transforma em uma persistente e destrutivo depressão e, como resultado de várias doenças. O que dizer, muitos de nós: eu comia, dormia, passava horas assistindo TV, além de álcool e tabaco ... Assim temos, temos. Agora está na moda ser rico, mas é de prestígio para se tornar saudável. E nós temos que começar com a família.

É bem sabido que os principais fatores de risco para doenças crônicas estão associadas com humanos hábitos comportamentais (dieta desequilibrada, abuso de alimentos ricos em colesterol, o açúcar, o sal, baixa atividade física, tabagismo, abuso de álcool, o estresse crônico).

Os resultados do estudo de famílias jovens mostrou que apenas 1% deles levou um relativamente estilo de vida saudável, e seus filhos não identificar esses fatores de risco. Mas nos restantes 99% das famílias, não havia uma só, mas uma combinação de vários fatores. Mais de 60% das famílias identificadas mais de quatro fatores. A partir do estilo de vida depende diretamente sobre a saúde de cada pessoa.

Estilo de vida resume, incorpora 4 categorias. Econômico - "padrão de vida", sociologia - "qualidade de vida", sócio-psicológico - "estilo de vida" e sócio-econômicos - "estilo de vida".

Os cientistas acreditam que a estrutura de medidas de saúde para os Russos deve ser de 20% dos esforços para melhorar o padrão de vida e 80% da qualidade de vida (familiar, social, industrial, espirituais e outros aspectos).

QUEM acredita que, a fim de preservar a saúde pública, várias regras devem ser observadas:

  • Evitar comer em excesso;
  • Não abuse do álcool;
  • Não fume;
  • Não usar drogas e narcóticos;
  • Siga as regras de segurança durante a condução;
  • Lembrar sexo seguro;
  • Levar um estilo de vida ativo (atividade física);
  • Se tiver sintomas de problemas de saúde, contacte seu médico.

A atividade motora e saúde

Você sabia. O que o movimento traz para o nosso corpo, além dos benefícios, a grande prazer? O nosso corpo é totalmente adaptado para mover-se (e não se mover). Não é à toa que dizem: "Pulando de alegria." A necessidade de movimento é peculiar para pessoas de todas as idades. A maior necessidade é para crianças em idade escolar. Infelizmente, a falta de atividade física - atividade física reduzida, tornou - se uma doença do século.

O movimento é parte integrante da existência humana. No entanto, o nosso estilo de vida, muitas vezes, não satisfaz as necessidades do corpo em movimento, e, como resultado, suas funções são perturbados, doenças desenvolver, e o excesso de peso aparece. a osteoporose. sistema circulatório e o sistema respiratório são particularmente afectadas. As crianças crescem lento, não jogar jogos ao ar livre. Física inferioridade reflete mal em seu caráter. Gordo, sedentário crianças se comunicar menos com os seus amigos, tornam-se retirado. Que é, sem exagero, podemos dizer que o movimento é tão necessário para o crescimento e o desenvolvimento normal de um jovem organismo, como é a recepção de alimentos. Uma variedade de movimentos. especialmente ao ar livre. necessária para a vida dos alunos. Mesmo a curto prazo, os exercícios físicos proporcionam inestimável serviço de saúde.

O treinamento físico é uma arma poderosa na luta contra o envelhecimento, eles neutralizar os processos que fazem com que seu corpo decrépito.

Vamos mover - agora você tem uma compreensão do que é para. E deixá-los primeiro tem a força em si - a principal coisa a fazer é esperar o momento em que o hábito é desenvolvido. Depois de tudo, existe um hábito de escovar os dentes? Esse mesmo hábito deve ser a atividade física. Antes de iniciar, certifique-se de consultar o seu médico.

Lembre-se que mesmo se você estiver acamado, esta não é uma razão para recusar o exercício. Além de exercícios ativos, há também passivas: aqueles que estão cuidando de você vai ajudar você a realizá-las.

Qual exercício é melhor? As pessoas que não têm doenças crônicas são recomendados os exercícios aeróbicos. Carga que não causam a fadiga: a caminhada, a corrida. natação, fácil de carregar. Mova-se lentamente e suavemente, tente usar todas as partes do corpo. Se você está cansado ou não se sentir muito bem, parar de se exercitar.

Lembre-se que na idade e na velhice, o treinamento físico deve ser iniciado com muito cuidado e de forma progressiva, por exemplo, de pé. Se você tem doenças crônicas, limite-se a um aeróbico leve de carga: caminhadas, nadar lento, lento andar de bicicleta. É melhor começar os exercícios com cargas (anaeróbio cargas) depois de consultar um médico.

Quanto exercício é necessário? A quantidade mínima de atividade física para uma pessoa de qualquer idade - 5 vezes por semana, 30 minutos de exercício por dia. Melhor no meio da aula para fazer uma pausa de 5 minutos. O nível admissível de cargas para você solicitar ao médico assistente. A regra geral é a seguinte: durante o exercício, você deve ter um sentimento de tensão ligeira, e após a sua conclusão - fadiga leve, mas não fadiga.

Para as primeiras aulas, não escolher o mais difícil de exercícios. Gradualmente, à medida que seu corpo se torna mais e mais treinados, a carga pode ser aumentada. Corte-o. se você não ficar bem.

Não o excesso de trabalho muito importante. Cada um tem sua própria carga ideal. Necessidade de se concentrar sobre a taxa de pulso. É recomendada a contagem de seu pulso antes do início (em repouso) e durante a sessão. Permitido aumento na taxa de coração é não mais do que 70% (por exemplo, se antes do treinamento, seu pulso foi de 70 por minuto, durante o treinamento não deve exceder 120). Excesso de atividade física pode afetar uma pessoa idosa e causar complicações graves: distúrbios do ritmo cardíaco, crise hipertensiva, angina e insuficiência cardíaca, distúrbios da circulação cerebral e até morte súbita. Em qualquer caso, consulte o seu médico antes de iniciar as aulas.

Tente planejar o seu dia para que o exercício é uma parte integrante do mesmo. Ir para as lojas de pé, de pé antes de dormir. Transformar o exercício de um dever desagradável em um bom hábito!

Comestíveis pirâmide

Seguindo as recomendações do Instituto de Nutrição da Academia russa de Ciências Médicas, você pode calcular o peso normal e tentar cumpri-lo. O peso em quilogramas deve ser dividido pela sua altura em metros ao quadrado. O resultado é um coeficiente de índice de massa corporal. Para as pessoas com menos de 30 anos de idade, deve ser 20-25 (para os jovens - um valor válido de 18). Para a idade média (até 50 anos), a norma é de até 27, e pensionistas - 28-29. Superior a este valor indica excesso de peso. E 30 - já a obesidade.

Mas a estrutura de nutrição, o seu equilíbrio é muito importante. A proporção de grupos de alimentos pode ser representado como uma pirâmide de alimentação saudável. A base é a de que produtos à base de cereais, superior da pirâmide são frutas e legumes, em seguida, laticínios e produtos de carne. No topo está o que você pode fazer sem açúcar e gordura.

Acredita-se que nós consumimos muito pão, batatas, cereais, este torna-se gordura e insalubre. Mas o fato é que toda essa comida é geralmente consumido com manteiga. Pão em si é saudável, normal do produto, bem como uma variedade de cereais, flocos, palhetas, baquetas, pão.

Frutas e legumes devem estar sobre a mesa todos os dias, o mais útil amarelo-laranja, amarelo-vermelho, verde escuro. Com eles podemos obter vitaminas, fibras dietéticas, tão necessários para uma boa digestão. Ambos trazem o colesterol e dão energia.

Em menor quantidade, o corpo necessita de leite e de carne.

A carne pode ser equiparado e legumes. Uma vez que eles são ricos em planta, de fácil digestão, as proteínas, as vezes eles podem substituí-lo.

A par com carne de peixe. Ele contém ácidos polinsaturados e substâncias que não são encontradas em óleos vegetais. Por isso, o peixe é necessário pelo menos duas vezes por semana, como aves e ovos.

Gordura e açúcar, o topo da pirâmide, deve ser limitada, pois estes são apenas fontes de calorias. A fim de fornecer o corpo com gorduras, 1 -2 colheres de sopa de óleo vegetal por dia é o suficiente.

É necessário limitar o sal, mas absolutamente não sem ele. Mas é possível recusar o açúcar. Em qualquer grão de produto não é o amido, quando ingerida, vai se transformar em açúcar, e isso é o suficiente para o corpo.

Hoje, o jejum tem se tornado moda. Os especialistas chegaram à conclusão de que ele só pode ser usado como um método de tratamento. Algumas doenças de pele, alérgicas, imunológicas - pode ser interrompido pela privação alimentar. Mas como uma maneira de alguma recuperação, isso não é aconselhável. Tais sharp lança são mais prejudiciais para o corpo do que útil.

Todos os negócios em calorias

Com a obesidade, o balanço energético é perturbado: o consumo de energia com alimentos excede corpo custos de pessoas Obesas são três vezes mais suscetíveis a doenças do coração, eles têm quatro vezes mais alta a pressão de sangue, cinco vezes mais susceptíveis de ter diabetes e aumento do colesterol no sangue, câncer do intestino grosso, do reto, câncer de mama, Eles sofrem mais de artrite e dor ciática. Agora, a aparência é de grande importância, os quilos extras, pode causar sérios dor psicológica.

O estilo de comportamento alimentar depende principalmente de dois blocos - constitucional (hereditariedade, condições de desenvolvimento intra-uterino) e educacionais (tradições nacionais, família, hábitos, educação, traços de personalidade). Mas nós comemos, não só para repor a energia, mas também para obter prazer, e o prazer estético. Isso determina transtornos alimentares, por exemplo, a noite de alimentos síndrome, quando as pessoas não querem comer pela manhã, mas o mais perto de noite, o mais forte é o apetite desperta. Outro tipo é o "consumo alimentar." No entanto, eles não devem ser confundidos com os sintomas que ocorrem com anorexia nervosa e bulimia nervosa.

É tudo sobre calorias. Se eles são tomados a partir do processamento de gorduras ou proteínas, açúcar ou amido ou fécula - tudo o que é esquerda se transforma em gordura. Parte do que entra no sangue, depositar nas paredes dos vasos sanguíneos e reduzir progressivamente as artérias. O resto é depositado na central de "gordura do banco", especialmente ao redor da cintura. A cada três mil e quinhentos calorias extras recebidos pelo corpo são depositados 450 gramas de gordura.

O tratamento inclui três componentes: uma mudança no comportamento alimentar, psico - e farmacoterapia.

Quatro princípios de nutrição pode ajudar a controlar o peso:

  1. Produtos mais naturais que são baixos em açúcar, sal e gordura. Alimentos ricos em hidratos de carbono, fibras (legumes, frutas, legumes, pão integral, farinha) pode comer de mais e ainda perder peso. Esta é uma boa notícia para aqueles que pensam que a manutenção de uma figura só é possível com desnutrição grave;
  2. A taxa de queima de calorias no corpo aumenta com a atividade física vigorosa: 30 a 60 minutos de exercício diário;
  3. Reduzir a quantidade de refinados e alimentos processados;
  4. Tente não abusar de produtos de origem animal. Eles não têm fibra e muita gordura.

Mudar seu estilo de vida - muda o seu olhar.

Aterosclerose

Centenas de milhares de pessoas morrem todos os anos de um ataque cardíaco. E a razão para isso é a aterosclerose. As pessoas nascem com a limpar artérias elásticas que deve permanecer assim durante a vida. Mas, para muitas pessoas, as artérias são entupidas com o colesterol, gorduras e cálcio. Esta mistura gradualmente leva à compactação das paredes dos vasos sanguíneos e, finalmente, para o bloqueio de caminhos de consumo do oxigênio necessário.

Infelizmente, quaisquer manifestações da doença, geralmente não são observados até que um coágulo formas nas artérias. Para a maioria das pessoas, um ataque cardíaco é a primeira manifestação da doença.

Para determinar a probabilidade de doença arterial coronariana doença vascular, é necessário identificar os fatores de risco. O mais grave fator de risco é alto de colesterol no sangue. Homens com mais de 50 anos. em que o nível de colesterol é mais do que 7,6 mmol / l. dez vezes mais em risco de aterosclerose do que homens da mesma idade com um normal de nível de colesterol inferior a de 5,1 mmol / l. A redução do nível de colesterol no sangue em 20% a 50% reduz a probabilidade de uma doença dos vasos coronarianos.

Com a idade de 60 anos, fumantes têm 10 vezes mais probabilidades de morrer de doença cardíaca do que os não-fumantes. Cerca de 30% do número total de mortes por ano a partir de coronariana, doença vascular são diretamente relacionados com o fumo.

Nos países desenvolvidos, a cada três adultos tem pressão alta. Isto 3 vezes aumenta o risco de morrer de doença cardíaca em comparação com uma pessoa com um nível normal de pressão arterial.

Homens acima do peso que são 5 vezes mais probabilidades de morrer de doença cardíaca, reduzindo a idade de 60 anos do que o peso normal dos homens.

Outros fatores de risco incluem a diabetes, triglicérides no sangue, de um estilo de vida sedentário, estresse, abuso de álcool. Felizmente, todos os itens acima fatores de risco podem ser controlados por alterar a sua dieta alimentar e estilo de vida. Cinco dos oito controlados os fatores de risco dependem da dieta. Com tais fatores de risco, como a hereditariedade, a idade e o sexo, uma pessoa, infelizmente. incapaz de fazer qualquer coisa.

Pessoas com níveis perigosos de colesterol no sangue, o que não pode ser reduzido com a ajuda de uma dieta, pode precisar de medicamentos. No entanto, o custo dos medicamentos é alta o suficiente. Além disso, a maioria deles tem efeitos colaterais pronunciados. Eles devem ser tomadas sob a supervisão de um médico e com freqüentes testes de laboratório.

Operações cirúrgicas parecia ser mais atraente: cirurgia de revascularização do miocárdio (criação de novos ignorar rotas através do transplante de um navio tomado de outra área do corpo, geralmente nas pernas), alisando as paredes dos vasos através da introdução de um balão inflável; remoção direta de placas das paredes após a abertura do recipiente.

No entanto, ao longo do tempo e conforme os dados, acumula-se, torna-se claro que a maioria dos impactos das operações não melhorar sempre a qualidade de vida. Tratamento de drogas dá um efeito temporário, na melhor das hipóteses. Uma confiança única solução para o problema é uma radical mudança no estilo de vida: Reduzir os níveis de colesterol abaixo de 5 mmol / l, com uma dieta vegetariana, que é muito baixa em gordura e rica em fibras, e, se necessário, use também o redutor de colesterol medicamentos.

  • Reduzir o peso pela ingestão de alimentos em sua forma natural, e uma quantidade menor de alimentos refinados e produtos de origem animal.
  • Reduzir a ingestão de sal para 5g (1 colher de chá) por dia e exercício físico diário ajuda a reduzir a pressão arterial.
  • Desistir de cigarros e reduzir o uso de álcool, o que fere um coração doente.

A hipertensão

Um em cada três adultos russo tem alta da pressão arterial (pa). Pacientes hipertensos são três vezes mais propensos a desenvolver infarto do miocárdio, cinco vezes mais probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca e 8 vezes mais chances de ter um acidente vascular cerebral do que as pessoas com pressão arterial normal.

Hipertensão arterial é quando a pressão arterial sistólica (superior dígitos) é constantemente mantido acima de 140 mmHg. e / ou diástole e o alho (figura inferior) ao nível de 90 mm Hg. e superior. (A pressão ideal é de 120/80 mm Hg). E, embora tais condições podem ser assintomáticas (daí o nome "doença invisível"), que causam mudanças progressistas nos vasos sanguíneos, levando a manifestações graves da doença, crise hipertensiva, acidente vascular cerebral ou ataque de coração.

A causa do aumento da pressão arterial pode ser várias doenças dos rins, glândulas endócrinas ou de alguns outros órgãos, nestes casos eles são chamados sintomática ou hipertensão secundária. Mas em 90% dos casos, não é possível estabelecer um orgânica específica razão para um aumento da pressão arterial. Esta forma da doença é chamada de hipertensão primária ou hipertensão. Os seguintes fatores contribuem para a hipertensão primária:

a ingestão de grandes quantidades de sal. Não. onde eles consomem muito sal, por exemplo, no Japão, a hipertensão afeta metade da população adulta. Os americanos consomem uma média de 10 a 20 gramas de sal por dia, por exemplo, de 2 a 4 colheres de chá, que é quase de 2 a 4 vezes a quantidade recomendada (até 5 g por dia). Esta situação não é das melhores, na Brasil, em conexão com o gosto e gostos culinários dos nossos cidadãos.

O excesso de peso. Quase todas as pessoas com excesso de peso significativa acabará por se tornar hipertenso. É só uma questão de tempo. Agerosclerotic de placas nas artérias. Se o curso das artérias é reduzida devido à presença de placas, em seguida, o corpo é forçado a elevar a pressão arterial para garantir a passagem do sangue e, com ele, oxigênio e nutrientes para as células.

Estilo de vida sedentário. Fumar

Este hormônio estrogênio, encontrados em pills do controle de nascimento e utilizado para aliviar os sintomas da menopausa, também tem a capacidade de manter o sal no corpo, o que pode levar a um aumento da pressão arterial devido ao acúmulo de líquido em excesso nos seres humanos. O álcool. Estudos científicos têm mostrado que entre 5 e 15% dos casos de hipertensão são associados com o abuso de álcool.

Na vida real, é muito difícil evitar o sal. Cerca de 75% do sal vem do alimento preparado, bem como produtos transformados (batata frita, sopa em saquinhos, etc.). É fácil adquirir o hábito de comer alimentos salgados, e uma variedade de alimentos salgados e lanches estão prontos para satisfazer o seu apetite. Recentemente, uma série de novas drogas têm sido criados. efetivamente reduzir a pressão sanguínea. A maioria dá a solução mais rápida para o problema que todos anseiam.

Mas um olhar mais próximo de medicamentos para hipertensão, revela alguns fatos preocupantes. O fato é que essas drogas não é sempre curar a hipertensão, eles só reduzir a pressão arterial elevada. Em muitos casos, o paciente é forçado a levá-los até o fim da vida. Eles trazem problemas e efeitos colaterais: sentir-se cansado, deprimido, redução de potência, etc.

Um número de extensos estudos médicos têm mostrado que a simples nutricional e mudança no estilo de vida pode inverter a maioria dos casos de hipertensão primária em poucas semanas, sem qualquer medicação. Novamente: esta é uma restrição na ingestão de sal. Uma dieta baixa em fibras e rica em fibras ajuda a reduzir a pressão arterial em cerca de 10%. Uma grande quantidade de ar fresco não refinado alimentos reduz automaticamente o sódio e o conteúdo de gordura dos alimentos; recebe de potássio suficiente para proteger o seu corpo.

Eliminação do álcool e exercício é muito eficaz, que contribua para a expansão das artérias periféricas.

Seja prudente! As pessoas que tomam medicamentos para a hipertensão não deve agir como se eles soubessem mais do que um médico, você não deve alterar a dose da medicação, a seu critério.

Aqueles que querem fazer mudanças no seu estilo de vida que promovam saúde na luta contra a hipertensão, geralmente a encontrar o suporte do médico assistente.

Acidente vascular cerebral

Milhões de pessoas estão paralisados devido a acidente vascular cerebral. Depois de AIDS e câncer, acidente vascular cerebral é a mais assustadora e incapacitante, doença da civilização moderna. Acidente vascular cerebral - uma condição em que, como resultado da cessação do fluxo de sangue para o cérebro, devido à obstrução de uma artéria (avc isquêmico) ou descarga de sangue através o navio danificado parede (avc hemorrágico), as células do cérebro são danificadas ou morreu.

A cada ano no mundo, um acidente vascular cerebral leva à morte de quase 5 milhões de pessoas. Após o primeiro avc, apenas 20% dos pacientes retorna à plena de vida. A maioria permanecem pessoas com deficiência, que necessitam de tratamento a longo prazo e cuidados. Cada 5ª paciente desenvolve um segundo avc nos próximos 2 anos. Como regra, cada subsequente curso torna as coisas piores violações. O avc pode ser justamente chamada "epidemia do século".

A fim de evitar uma grave doença, você precisa saber se você tem fatores de risco:

  • A pressão arterial elevada. Pessoas com pressão arterial elevada são 8 vezes mais chances de ter um acidente vascular cerebral do que as pessoas com pressão arterial normal.
  • Diabetes. Traga o seu peso volta ao normal. A obesidade contribui para a maioria dos tipos de diabetes, aterosclerose e hipertensão.
  • Colesterol elevado. Comer um baixo teor de gordura, dieta rica em fibras.
  • Vício do álcool.
  • Fumar. A cada 6 a morte aguda violação da circulação cerebral está diretamente relacionada ao tabagismo.
  • Hypodynamia. Exercitar-se regularmente. Ele melhora a circulação sanguínea e ajuda a controlar o peso e hipertensão.
  • A longo prazo, o estresse e a falta de emoções positivas.
  • O uso de contraceptivos orais.
  • De idade dos idosos.
  • A presença de traços do parente mais próximo.
  • A combinação de dois ou mais fatores aumenta significativamente a incidência de avc! Se você tiver pelo menos um dos fatores acima, proceder de imediato à prevenção. Para isso, você precisa:
    • Luta aumento da pressão arterial com as recomendações do médico assistente (a probabilidade de um derrame é reduzido por 2 vezes).
    • Monitor de diabetes (estritamente sob a supervisão de um médico endocrinologista).
    • Para melhorar o trabalho do coração (antiarrítmicos e drogas para aumentar a potência do músculo do coração).
    • Reduzir o colesterol no sangue (gorduras vegetais, legumes, frutas, frutos do mar, drogas).
    • Prevenir a formação de coágulos de sangue dentro do coração e vasos sanguíneos com a ajuda de medicamentos recomendados pelo médico.
    • Parar completamente de fumar (cigarros, charutos e cachimbos são igualmente perigosos).
    • Limite a ingestão de álcool (não superior a 200g de bebidas fortes por semana).
    • Luta hypodynamia (30 minutos diários de carga dinâmica é suficiente intensa caminhada, corrida, ciclismo e esqui de fundo, natação).
    • Cursos periódicos para tomar medicamentos que melhoram a circulação cerebral, aumento do metabolismo nas células nervosas e protegê-los de deficiência de oxigênio e os efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Cada um nasce com um pano macio, flexível, resistente paredes das artérias. Em muitas nações do mundo, as artérias se manter saudável durante toda a sua vida e a pressão arterial é normal. Eles não têm medo das terríveis consequências dos avcs. E para você também, se você seriamente em aderir a um estilo de vida saudável antes mesmo de sua saúde está seriamente danificado.

Diabetes (doce doença)

Hoje, 2 milhões de Russos sofrem de diabetes, incl. 1 milhão 700 mil tipo 2. Se as tendências atuais persistirem, então as crianças que agora nascem de vontade de ter um em cada cinco chances de se tornar um diabético ao longo de suas vidas. Estes cálculos forçado profissionais de saúde para reconsiderar a sua atitude para com diabetes. Agora, ele é considerado não tanto como uma doença, como uma característica do metabolismo, o que determina um certo estilo de vida. Mas se você tem esse diagnóstico, não desista. Ao aprender a controlar a sua doença com medicação, dieta e comportamento adequado, você vai ser capaz de levar a mesma vida plena, como todas as outras pessoas.

O que é a diabetes? O Diabetes ocorre quando o organismo perde a capacidade de regular a glicose no sangue, que se eleva a níveis perigosos. Quando o teste de açúcar no sangue mostra que depois de oito horas de abstinência de alimentos, o nível de glicose no sangue é superior a 7.0 mmol / l. O diagnóstico é diabetes. Quando o nível de glicose é de 6,1 e 6,9 mmol / l, eles dizem que a pessoa "diminui a tolerância à glicose", que geralmente é precedido pelo diabetes.

Médicos divide a doença em 2 tipos: o primeiro - insulino-dependente ou juvenil (ocorre em 5% dos diabéticos), e o segundo - não-insulino-dependente ou diabetes de pessoas amadurecidas (ocorre em mais de 90% dos casos da doença). Os sintomas clássicos são sede excessiva, excesso de apetite, micção excessiva. Mas no início da doença, os sintomas são quase imperceptíveis: apenas mais freqüente de urinar e sensação de sede pode ser observado.

Enquanto a progredir, a doença afeta todos os órgãos e gradualmente destrói. Primeiro de tudo, há problemas com a visão, rins, o desenvolvimento de aterosclerose e gangrena (metade de todas as amputações de extremidades inferiores em adultos ocorre por esse motivo). Este risco leva com ele a ignorância ou a falta de controle sobre a doença. O anterior diagnóstico é feito, maior o resultado será determinado por mudanças de estilo de vida. Fatores de risco para o diabetes incluem:

O excesso de comida e refeições irregulares. A Sharp e imprevisíveis alterações nos níveis de glicose no sangue "quebrar" o fisiológicas agenda do pâncreas e esgotam insulina reservas, criar condições favoráveis para o diabetes. O corpo nos dá 2 sinais de fome. A primeira chamada vem de vazio no estômago, quando a última porção do alimento digerido em que passou para o intestino, aproximadamente a cada 3-3.5 horas. Sentado à mesa ao primeiro sinal de fome, enquanto o corpo ainda tem um suprimento de nutrientes, o que você vai comer uma pequena porção (quando encher o estômago, o reflexo de "desligar" o apetite de obras). Esta dieta elimina o excesso de comida e, em certa medida, protege contra o diabetes. Se você suprimir o primeiro episódio de apetite, esse sentimento desaparece, e com o tempo ele pára completamente. O corpo avisa da necessidade de se ter uma mordida de imediato com o segundo anel vem da "fome" de sangue, quando não há nada em ti para apoiar o enfraquecimento de forças. Eles vão onda-lo, este sinal não será mais bem-sucedido, ele é muito estável e desaparece, apenas 2 a 3 horas após a refeição, quando uma quantidade suficiente de nutrientes que passa para o sangue. Uma vez que o sinal do transbordando de estômago é mais fraca do que a chamada de a "fome" de sangue, você perde o senso de proporção, e cada refeição se transforma em uma festa de estômago. A noite é um tempo legítimo para o pâncreas para descansar. Forçando-se a trabalhar horas extras, que empobrecem a insulina e criar condições favoráveis para o diabetes.

O açúcar refinado. O hábito de adoçar tudo o que não pode ser salgado é um caminho direto para a doença.

O excesso de peso. Como um revestimento isolante na fiação elétrica, tecido adiposo bloqueia a ação da insulina, ele não pode fazer o seu caminho para a receptores celulares.

Para quebrar o bloqueio, o pâncreas começa a produzir mais e mais hormônio, o montante é de crescimento, mas não a atingir os objectivos. Como resultado, o hormônio do pipeline está esgotado e não pode mais produzir tanta insulina que o corpo precisa. Para aqueles que seguem a figura, doce doença ocorre 12 vezes menos.

Jogando nos nervos. Um amargo ressentimento ou não intencional alegria, aumentar o teor de glicose no sangue, e de profundo stress pode causar outro sinal de diabetes - a excreção de açúcar na urina. O insular aparelhos de pâncreas em tal situação, é constantemente tenso ao longo do tempo, ele pode esgotar suas reservas e capitular ao diabetes.

Nocivos hábitos. O álcool rapidamente penetra as células do pâncreas, inicialmente, aumentando a produção de insulina. O nível de glicose no sangue cai, torna-se "com fome" e estimula o aparecimento de apetite mesmo com o estômago cheio. A repetição e o excesso de comida, eventualmente, irá esgotar a função pancreática.

A doença pode ser evitada. O segredo é reduzir a quantidade de gordura no alimento, e o corpo. Comer mais alimentos naturais que são ricos em fibras, cozidos, simplesmente, com uma pequena quantidade de gordura e açúcar. Vigorosamente mover a cada dia. Duas meia-hora de caminhadas diária vai ajudar a converter o excesso de glicose no sangue em ácidos gordos.

Doenças das articulações

Artrite é um termo genérico para a definição de doenças e processos inflamatórios que ocorrem nas articulações. Muitas pessoas sofrem de algum tipo de artrite. Nossas articulações e ligamentos desgaste sob carga e constantemente precisa de recuperação. A recuperação de qualquer parte do corpo necessita de acesso livre de oxigênio e outros nutrientes.

Uma das mais comuns doenças das articulações é "osteoartrose" (OA). os sintomas clínicos são geralmente observados em mais de 10 a 20% da população mundial. No exterior, esta patologia refere-se a "osteoartrose." Isto sublinha o importante papel da componente inflamatório no desenvolvimento e progressão da doença.

O principal suspeito fator no desenvolvimento da doença é a discrepância entre a carga mecânica sobre a superfície articular e a sua capacidade para resistir a esta carga. Como resultado, pode-se condicionalmente identificar 3 grandes grupos de causas de OA:

  1. Genética: do sexo feminino, doenças congênitas dos ossos e articulações;
  2. adquirida: idade avançada, excesso de peso, deficiência de estrogênio em mulheres pós-menopáusicas (e, provavelmente, a deficiência de vitamina D), cirurgia comum:
  3. fatores ambientais: carga excessiva nas articulações, lesões, etc.

Também para o desenvolvimento de OA pode levar: endócrino patologia (diabetes, hipo e hipertireoidismo. Doenças das glândulas paratireóides, inatividade física).

A base da OA é uma lesão do tecido cartilaginoso. Os sintomas mais comuns da OA são a dor e a limitação da mobilidade das articulações.

Ele afeta um grande número de pessoas com dor nas costas. Surpreendentemente, em quase 80% das pessoas que tem uma dor nas costas, isso acontece porque os músculos que trabalham muito pouco ou trabalhar demais. Um tenso o músculo pode, de repente, o contrato ou o espasmo, a sinalização de uma crise aguda de dor no corpo. Outros 10% dos problemas com a parte de trás pode ser causado pela OA ou um mau funcionamento na intervertebral cartilagem, e apenas alguns deles. que sofrem de dor nas costas, está gravemente ferido.

Antes de fazer qualquer coisa para dor nas costas, é importante determinar se algum dano for a causa. Sem visível sérios problemas, o mais importante não é fazer o que você mais deseja, por exemplo, estabeleceu-se em um sofá macio.

Depois de uma lesão ou de um ataque de dor, você pode relaxar por 1-2 dias, utilizando o relaxamento muscular, medicamentos e fármacos anti-inflamatórios prescritos por um médico. Então é hora para chegar ao seus pés e começar a andar. Ortopedistas dizer que o repouso prolongado na cama vai fazer mais mal do que bem, como isto faz com que os músculos rapidamente enfraquecer.

Outra doença que está associada com o estilo de vida é a gota. Ele inclui alguns distúrbios metabólicos. Quando muito nutritivos, os alimentos gordurosos e muito baixa atividade física. Mas também é sabido que esta doença pode ser controlada por uma simples dieta, com a exceção de substâncias nocivas, que aparecem, principalmente, principalmente na quebra de proteína animal e a normalização do peso.

Outra das mais comuns doenças das articulações é a artrite reumatóide (ar). É uma doença auto-imune que difere da OA em que. o que aparece como resultado de uma inflamação das membranas das articulações e é acompanhada por vermelhidão, inchaço, aumento de temperatura, e não de dano ou cansaço.

Ele tem sido conhecido que a RA está intimamente relacionado com o sistema imunológico do corpo. Alguns complexos de proteína imune nas articulações desempenhar um papel-chave na aparente destruição da cartilagem. Nós agora sabemos que esses antígenos de proteína pode ser completamente absorvido a partir do intestino delgado sem digestão, criando, assim, um problema. O melhor resultado duradouro é observado em pacientes que mudar para uma dieta vegetariana estrita. Isto não é surpreendente, uma vez que o leite e os ovos são as causas mais comuns de alergias alimentares. Estudos têm mostrado que, por exemplo, durante a digestão do leite de vaca, sozinho, mais de 100 antígenos podem ser lançado.

Apesar de muitas diferentes formas de artrite, há alguns princípios gerais que são eficazes na maioria dos casos:

  1. A normalização do peso - este é talvez o mais importante. Cada um extra de 500 g de peso aumenta o desgaste das articulações, o que conta para o peso da coxa, joelhos e coluna vertebral.
  2. Observou-se que uma simples dieta baixa em gordura e rica em fibras melhora a circulação de sangue nas articulações. Ao longo do tempo, graças a esta dieta, é possível que algumas artérias estreitadas vai se expandir.
  3. O exercício Regular, pelo menos 5 vezes por semana, suporta a resistência muscular. Solta os músculos não protegem as articulações necessárias. Quando as articulações dor, o ideal é ir de natação e hidroginástica.
  4. Use as articulações afetadas apenas como parte de seu suprimento de sangue. Ele é muito importante para evitar a incapacidade crônica de repouso durante uma exacerbação, então, muito rapidamente, retornando à atividade física.
  5. Medicamentos, como analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios podem ajudar, especialmente durante o período de exacerbação. A terapia com esteróides pode levar a uma melhoria dramática, mas com o uso prolongado, faz mais mal do que bem.
  6. Se a destruição das articulações já tenha ido muito longe, você pode precisar substituí-lo por um artificial.

Luta por sua saúde, ser ativo. As pessoas que estão se recuperando são aqueles que desempenham um papel ativo no positivo, as constantes mudanças no seu estilo de vida.

A osteoporose (literalmente, ossos porosos) imperceptivelmente e indolor enfraquece os ossos. Gradualmente, tornam-se finos e frágeis, moles e semelhantes dentro de uma esponja. Como resultado, os ossos quebram. A osteoporose pode causar muitas fraturas, fazer uma pessoa aleijada, e até mesmo levar a morte. Por outro lado, uma fratura vertebral, muitas vezes, não causa dor, mas reduz o crescimento da vítima em 5 a 20 centímetros. Há uma curvatura, levando a senil fome.

Normalmente, os nossos ossos se tornam mais fortes e mais grosso para 35 anos. Então, gradualmente, o processo torna-se invertida. A perda de cálcio é particularmente acelerado em mulheres após a menopausa e pode durar de 7 a 12 anos.

Apesar de a doença é considerada característica das mulheres mais velhas, cada quinto de suas vítimas é um membro do sexo forte.

Sem ajuda médica, determinar se você tem osteoporose. impossível até que ocorra uma fratura.

Para o diagnóstico preciso do paciente é enviado para a densitometria óssea, que determina a densidade mineral óssea. Em Kursk, tal o equipamento opera na região, o hospital das clínicas. Ele vai determinar a velocidade de osso de debulha (osso ruínas do processo), o nível de cálcio e fósforo no sangue e na urina na dinâmica.

Quem deve ser examinado? Se você é uma pessoa de idade mediana e ter dois ou mais dos seguintes factores: uma vida sedentária, menopausa precoce, uso constante de corticosteróides, fumo, álcool e café, comer alimentos ricos em proteína animal, o sal e o ácido fosfórico.

A osteoporose é uma complicada doença, principalmente associadas com a nutrição e estilo de vida. A maioria das pessoas consome uma média de 400 mg de cálcio por dia, sem quaisquer manifestações desta patologia. O corpo gasta de cálcio, processamento de proteínas de origem animal, sal e cafeína. Quando o cálcio não é suficiente em alimentos, o elemento de rastreamento é "emprestado" de outras fontes, em particular, a partir de ossos.

O cálcio é encontrado em produtos lácteos, repolho, beterraba, nozes. A vitamina D contribui para a sua absorção. Portanto, incluir os peixes do mar e os cogumelos na dieta.

Bem, e é claro, precisamos de um possível motor de modo. O antigo postulado: "Se você quer viver, de estar constantemente em movimento" tem sido repetidamente confirmado pela medicina moderna. Para manter a mobilidade até a velhice, você precisa estar em movimento, certifique-se de estar ao ar livre em qualquer época do ano.

No Ocidente nos últimos anos, a dança tem sido reconhecida como uma forma eficaz de prevenir a osteoporose. Para as pessoas mais velhas, especiais, aulas de dança estão abertas para ajudar a treinar o sistema cardiovascular e o aparelho vestibular, e isso é ótimo para relaxar psicologicamente.

E parar de fumar - ele vai trazer um benefício muito grande para os seus ossos.

Lagostim

Acontece que nós incorrer em muitos tipos de doenças malignas em nós mesmos. Nós contribuímos para isso constantemente expondo-nos a certos fatores ambientais. Se nós reabastecer as fileiras dos doentes de cancro depende em grande parte o que comer e beber, onde vivemos e trabalhamos, e o que nós respiramos.

A medicina continua a fazer grandes avanços na detecção precoce e melhoria de tratamentos para diversos tipos de câncer. Infelizmente, tudo isso é feito após o soar do trovão." A taxa de mortalidade global como resultado de um tumor de doenças continua a crescer de forma constante - essa é a triste verdade. Câncer hoje leva a vida de 300 mil Russos anualmente.

No entanto, isso pode ser mudado! Se apenas as pessoas que decidiram sobre algumas mudanças simples no seu estilo de vida, de 70 a 80% dos casos de câncer poderiam ser evitados.

De todos os cancros, a maioria das pessoas morrem de câncer de pulmão. Desde 1964, quando os cirurgiões fizeram um relatório, tornou-se conhecido que o câncer de pulmão é diretamente relacionados com o fumo. Milhões de pessoas a abandonar este vício, mas a maioria ainda continua a fumar. Quase 90% dos casos de câncer de pulmão, lábios, boca. garganta e esôfago pode ser evitada se as pessoas a parar de fumar. Da mesma forma, metade dos tumores de bexiga pode ser evitado.

Nos homens, os seguintes lugares em que a incidência da doença são o câncer de estômago, pele e próstata, em mulheres - tumores da glândula mamária, pele e estômago.

Há informações de que cerca de 50% de câncer de doenças estão associadas com o excesso de comida - uma abundância de gordura e excesso de peso. As pessoas normalmente estão preocupados com os possíveis efeitos na saúde dos carcinogênicos (causadores de câncer de produtos químicos). Isto é especialmente verdadeiro de diversos aditivos alimentares, conservantes, realçadores de sabor e odor e outros compostos químicos utilizados na produção e processamento dos alimentos. No entanto, é conhecido de forma confiável que apenas cerca de 2% de todos os casos de câncer estão associados a estas substâncias.

Ao mesmo tempo, a confirmação da relação entre câncer e fatores nutricionais, como excesso de gordura e falta de fibra está crescendo a cada dia. Em comparação com a nutrição do início da década de 90, a média de pessoa recebe 1/3 mais gordura e menos 1/3 de fibra alimentar. Nos países do mundo onde há pouca ingestão de gordura e rica em fibras, a incidência de câncer de cólon, glândula mamária e a próstata é insignificante. NOS EUA. O Brasil, onde o alimento é rico em gorduras e pobre em fibras, a incidência desses tipos de câncer é muito maior. Os pesquisadores descobriram, por exemplo, que os Japoneses que vivem no Japão, muito raramente obter esses tipos de câncer. No Japão, o consumo de fibras é muito alto; gorduras, em média, na dieta de 15-20%. Mas se os Japoneses mover-se para a América e vá para o estilo ocidental de nutrição e estilo de vida, a incidência desses tipos de câncer aumenta drasticamente e logo se torna o mesmo que o resto dos Americanos.

Nem todas as perguntas foram respondidas ainda, mas sabe-se que o câncer é associado a agentes cancerígenos por irritantes químicos, que, eventualmente, causar câncer no corpo. Um exemplo é o ácido biliar. A mais de gordura nos alimentos, mais que o corpo necessita para produzir a bile para o seu processamento. No trato intestinal, alguns dos ácidos biliares podem formar substâncias cancerígenas. O efeito irritante destas substâncias é o maior, mais tempo eles permanecem em contato com a superfície interna do intestino grosso. Este é o lugar onde a fibra vem para a cena. Se não for suficiente, o alimento se move lentamente ao longo do intestino; muitas vezes é preciso partir de 72 horas a 5 dias. Celulose absorve a água como uma esponja. A resultante fixo enche o lúmen intestinal, literalmente empurra-lo em pedaços, e torna-promover activamente a comida.

Se a sua dieta contém uma suficientemente grande quantidade de fibras, em seguida, o alimento passa através do intestino por 24-36 horas.

Ela ajuda o intestino grosso. Primeiro, o tempo gasto nos intestinos de irritantes, substâncias nocivas, é reduzida. Em segundo lugar, a sua concentração no alimento fixo diminui devido à diluição com a água, a fibra que mantém.

O consumo de grandes quantidades de gordura inibe a atividade das células importantes do sistema imunológico. Este efeito tem sido extensivamente estudado em relação ao câncer de mama; é possível que o seu efeito se manifesta em outros tipos de câncer.

O consumo excessivo de álcool aumenta o risco de câncer de esôfago e pâncreas. O risco aumenta drasticamente para aqueles que ainda fumam. O excesso de peso aumenta a probabilidade de câncer de mama, de cólon e câncer de próstata. O contato com o amianto, produtos químicos tóxicos e não-fumantes a inalação de fumaça de cigarro (o chamado "fumo passivo") desempenha um certo papel.

Apenas 4 fatores de estilo de vida - não fumar, não abusar do álcool. aderindo ao elevado teor de fibra e baixo teor de gordura alimentos vegetarianos, e manter seu peso no nível normal, pode evitar 80% dos casos de câncer na sociedade moderna.

Mas a mudança de estilo de vida não é tão fácil como engolir um comprimido. Isto exige a alteração dos seus hábitos. Por exemplo, reduzindo a quantidade de gordura e colesterol na dieta consiste em cozinhar mais pratos sem carne.

Isso pode ser aprendido por um a dois dias de uma semana para a comida vegetariana. Assim você terá a oportunidade de experimentar maneiras de preparar alimentos saudáveis, gradualmente, fazer uma lista de novas receitas que você gosta.

Beber é um desrespeito para com a vida

Absurdo morte de doenças que uma pessoa voluntariamente escolhe. Beber sempre foi um mau e vergonhoso hábito. Durante os séculos de história da humanidade, milhões de pessoas morreram por esta insidiosa vice. A coisa principal na luta contra ele é a prevenção. A incidência de álcool psicose é reconhecido como o principal marcador da gravidade do alcoolismo na população. Em nossa região, é de 58,4 por 100 mil da população, o que supera a média para a Brasil (43.1).

Mostrou uma estreita relação de baixos indicadores de saúde com o alcoolismo. Especialistas acreditam que, se o consumo de álcool puro per capita excede a 8 litros por ano, já é muito perigoso. De acordo com o Comité de Estatísticas do Estado, em nosso país, esta figura é 14-15 litros.

Álcool "contribui" para hipertensão arterial, ataque cardíaco, morte súbita de uma perturbação do ritmo e insuficiência cardíaca, câncer, cirrose hepática, distúrbios mentais.

Ele é a causa de grande parte dos acidentes de trânsito e acidentes.

Recentemente, no fórum "Saúde da Nação é a Base da Brasil e da Prosperidade", o chefe do Serviço Federal de Supervisão de defesa do Consumidor Direitos Humanos e o bem-estar, Chefe Sanitário Médico Gennady Onishchenko, enfatizou que, nos últimos anos, tem havido um aumento significativo no uso de baixa bebidas alcoólicas e de cerveja, os adolescentes estão envolvidos no processo e as mulheres em idade fértil, o que é muito triste.

Bebidas que contêm álcool são produzidos em um recipiente bonito e de várias cores, assemelha-se a sucos de frutas, embora eles não sejam na bebida. Eles representam uma grave ameaça para as crianças, porque eles dão o hábito de álcool. Nos últimos três anos, o seu uso entre os jovens triplicou.

Nocivo dependência envenena a vida da família. Talvez o mais triste estatística nos últimos anos é o aumento no número de crianças com deficiência com deficiência mental irreversível, causada por pais de beber.

Os jovens precisam de orientação, a fim de fazer a escolha certa em favor de um estilo de vida saudável. Eles serão auxiliados por educação, honesto, confiável fonte de informação, o apoio e a aprovação dos seus anciãos, esportes, hobbies, e de voluntariado.

Mas o mais importante é um bom exemplo dos pais.

Em todo o artigo, me pediu para evitar alimentos refinados que são ricos em calorias e pobre em nutrientes. O álcool cai em sua categoria: duas latas de cerveja, por exemplo, contêm 300 "vazios" calorias

Claro, o que será - uma irremediavelmente bêbado nação que usa o baixo substitutos, ou de um país Europeu com uma cultura civilizada de consumo de álcool depende em grande parte da política do governo nesta área. Mas para nós, tudo deve ser muito claro na escolha de vodka ou de alta qualidade, vida com significado.

Jogue o cigarro!

Dados científicos modernos incluem tabaco como uma droga socialmente aceitável, desde quando ele é usado, não é visível a degradação do indivíduo. Mas a dependência de cigarros pode ser tão grande que alguns não são capazes de dar até mesmo em face da ameaça de uma doença mortal.

Entretanto, mais de 30% das mortes de homens e 4 mulheres na Brasil é devido ao fumo. Quase todos os tipos de câncer em fumantes são mais comuns, e que sofrem de úlcera gástrica e úlcera duodenal, entre eles mais de 60 por cento.

Fumar durante a gravidez aumenta o risco de morte fetal por um terceiro, e de ataques cardíacos e derrames - uma vez e meia.

Dispnéia, fadiga, arritmia, arteriosclerose e lixiviação de cálcio dos ossos são as conseqüências diretas da "amizade" com um cigarro.

Se você parar de fumar, o corpo começa imediatamente o processo de recuperação. Como as substâncias prejudiciais são removidos, o risco de doenças cardiovasculares é reduzido. E, embora o processo é lento, mas irreversível.

Dando um mau hábito que dá uma sensação de vitória, aumenta a auto-estima, a capacidade de se sentir mais sutilmente o sabor dos alimentos, uma sensação de frescor, um sopro, e de uma melhoria da saúde. Não se esqueça de que isso elimina o risco do tabagismo passivo para os membros da família. As chances de que seus filhos vão fumar diminuirá. A lista positiva está aumentando a cada ano, como a ciência médica se revela mais e mais fatos relacionados com os efeitos negativos do tabaco. Portanto, o maior serviço que você pode fazer para o seu corpo é parar de fumar e voltar a respirar ar puro.

O primeiro passo na luta contra qualquer mau hábito é a decisão de mudar. E com uma atitude séria, vai livrar-se dela. E isto significa que o ar vai se tornar mais fresco, e a comida vai ser mais gostoso, e a carteira vai ser mais grosso, e a vida será mais longo e mais agradável!

A partir de depressão "puxar" filhotes

O principal fator que afeta a saúde de uma pessoa moderna é psico-emocional-stress: tensão constante, sem fim, salienta, situações de conflito.

Os cientistas mostraram que, em média, 40 por cento das pessoas têm um organismo que não consegue suportar o ritmo de vida moderno. E em caso de situações de conflito, a resistência ao estresse é observado apenas em décimo.

É claro que, na natureza, há sempre uma luta por um lugar ao sol. No entanto, no ambiente biológico, onde não há predadores e presas, há uma lei que todas as cargas e tensões são esporádicos. Vai longe a perseguição, a vítima pode relaxar. Mas a pessoa vive, hoje em dia, não em conformidade com o biorritmo natural, mas em uma rígida estrutura, quando, em um curto espaço de tempo, ele deve conseguir completar as tarefas definidas para ele. Ele não tem tempo para ir ao teatro, ler um livro, sair com a família para um passeio. Nem todo mundo pode resistir a um ritmo, e durante a longo prazo de tensão, vários distúrbios ocorrem - as funções do cérebro são perturbado, o sistema imunológico enfraquece e um monte de doenças formulário.

Para proteger a psique, siga a regra principal: cada sobretensão deve ser episódico. Tente evitar que as emoções negativas de atuar de forma contínua e não fique estagnada. É importante que eles acabam em uma nota positiva. Em seguida, o efeito destrutivo do mesmo fortemente acentuada a emoção vai ser reduzida para "não".

Se você sentir ansiedade ou tensão, tentar quebrar a cadeia de experiências e mudar para algo agradável. Eficaz neste caso, a actividade física. Você pode mudar a situação - ir na natureza, trabalho no país, ir a um concerto. Um efeito maravilhoso é comunicar-se com animais de estimação. Um divertido cachorro pode "puxar" você é mesmo fora de depressão profunda.

Confrontado com problemas, pensar sobre o que você deseja: ficar no hospital com um ataque cardíaco ou sem perda de dados de sair da situação. É um erro pensar que somente a medicina vai salvar uma pessoa. Depende muito de si mesmo - em que os objetivos que ele define, quais as prioridades que ele escolhe, como ele trata os outros.

São necessários esforços constante e significativa

No livro "Pensamentos sobre a Saúde" Nikolai Amosov escreve: "não é a natureza que é a culpa para a maioria das doenças, só o próprio homem. Na maioria das vezes ele sofre de preguiça e avareza, mas, às vezes, de irracionalidade. Não confie em medicina. Trata muitas doenças, mas não pode tornar uma pessoa saudável. Mais do que isso: cuidado para não ser capturado pelos médicos! Às vezes, eles tendem a exagerar a fraqueza de uma pessoa e o poder de sua ciência, criar imaginário doenças em pessoas e emitir letras de câmbio, que eles não podem pagar. Para se tornar saudável, precisamos de nossos próprios esforços, constante e significativa. "

A Organização Mundial de Saúde define saúde como um estado de completo, físico, mental e bem-estar social, e não apenas como ausência de doença e incapacidade. Para manter a saúde, você deve seguir algumas regras.

  • Levar um estilo de vida ativo, mesmo se a 8 minutos de atividades esportivas por dia prolongar a vida.
  • Não comer demais, em vez do habitual 2500 calorias, seja de conteúdo, com 1500. Assim, você vai organizar a descarga das células e apoiar a sua actividade.
  • Lembre-se, o menu deve coincidir com sua idade. Com o uso regular do fígado e porcas, mais tarde, as primeiras rugas aparecem. Pessoas com mais de 40 necessidade de selênio em o queijo e os rins, e o beta-caroteno em cenouras. Depois de 45 Cálcio mantém "em forma" ossos, e de magnésio, que é o coração. Em 50, dando preferência ao peixe, estamos a proteger o coração e vasos sanguíneos.
  • Livrar-se de maus hábitos, as suas consequências são perigosas.
  • Encontrar um emprego que se adapte a você. De acordo com o francês, o que não funciona aparência 5 anos mais velho.
  • Um dos remédios provados para a velhice é o amor.
  • Qualquer pessoa que constantemente recrimina-se, em vez de dizer que ele está perturbado, e às vezes até mesmo discutir, de troca de opinião com os outros, é mais suscetível a outras doenças, incluindo doenças oncológicas.
  • Treinar o seu cérebro. Resolver palavras-cruzadas, aprenda idiomas. Isso retarda o processo de idade relacionadas com a degradação de habilidades mentais, simultaneamente activa o funcionamento do coração, sistema circulatório e o metabolismo.
  • Mime-se ao longo do tempo! Às vezes, apesar de todas as recomendações a respeito de um estilo de vida saudável, permita-se um pedaço saboroso.
  • O metabolismo e a manifestação de idade relacionados com características dependem da temperatura ambiente. Provou que dorme a uma temperatura de 17 e 18 graus, fica jovem por mais tempo.
  • Se os sintomas da doença ocorrer, consulte um médico.

Assim, para tornar-se saudável, precisamos de esforços, constante e significativa. Eles dizem que a saúde é a felicidade em si. Mas é fácil se acostumar com isso e deixar de notá-la. Mas a doença é, certamente, uma desgraça. Que você não deve lutar para a saúde?